Translate

sábado, 16 de julho de 2011

Piscinas e churrasqueiras, lazer na medida certa


Preste atenção nesta história: “Estou com minha casa pronta, me mudei há poucos dias, excelente condomínio,  bela fachada, etc...  enfim, uma construção onde muito investi. Mas há duas coisas que me deixaram totalmente frustrado e minha esposa e filha ainda mais: na minha piscina o sol incide  por poucas horas do dia,  ao contrário da churrasqueira, que é totalmente invadida pelo sol durante toda à tarde  “queimando as minhas pernas”, o calor é enorme e por isto é quase impossível  permanecer nesse local por muito tempo. Instalei ventiladores de teto e fiz alguns fechamentos com toldos, mas esta área mais parece uma “estufa”.  Não sei o que fazer para resolver este impasse, pois gostamos de receber nossos amigos e parentes nos finais de semana, relaxando na piscina, fazendo um churrasco...”

Neste caso, para  atendermos este cliente que nos procurou e tentar amenizar os transtornos, a  solução foi modificar e redistribuir todo o layout e decoração do espaço, criando painéis de controle solar, pergolados,  paisagismo com espécies de alturas adequadas  e  aberturas de vãos  para proporcionar ventilação cruzada, a fim de renovar o ar, aumentar a refrigeração e conforto deste espaço.

Junto à piscina, com a pouca incidência do sol, a solução foi a ampliar o entorno da piscina, criando um solarium molhado (prainha), que foi complementado com piso antiderrapante atérmico e  instalamos um sistema de aquecimento solar mais eficiente do que o  instalado anteriormente. Estas soluções  tornaram parte ampliada da piscina ensolarada em boa parte do dia e com a água em  temperatura mais agradável.

Infelizmente, casos como este são muito comuns e ocorrem com freqüência, mas na arquitetura sempre irá existir soluções que poderá ao menos diminuir  problemas e em alguns casos até eliminá-los em 100%, mas isto sempre implicará em custos extras e de certa forma alguns prejuízos e desgastes... Neste caso em particular não foi considerado o sol nascente e poente, e o vento predominante da área edificada.

Portanto um estudo preliminar minucioso é determinante e obrigatório antes de ser iniciado o desenvolvimento do projeto arquitetônico, para que ele seja bem elaborado, contenha todos os elementos necessários, espaços funcionais e agradáveis.

Fonte:  campidellis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário