Translate

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Setor imobiliário vive momento de estabilidade

O setor imobiliário brasileiro vive momento de "extrema estabilidade", com recordes de expansão ano a ano, e mais possibilidades se abrem para o futuro, em que pese a "suposta incapacidade" de a caderneta de poupança continuar a sustentar o avanço dos financiamentos do setor, avalia o diretor de Habitação e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Teotônio Costa Resende.

Ao participar ontem, 08, do Seminário de Crédito Imobiliário e Securitização, organizado pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Setip), no auditório da Caixa, em Brasília, ele ressaltou que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que os financiamentos imobiliários são sustentados por recursos direcionados. Para o setor continuar a crescer "vamos ter que buscar alternativas de crédito no mercado, a exemplo do que fazem outros países", disse.

Na opinião de Resende, o refinanciamento pode ser bom negócio para os bancos, desde que seja só até o valor do imóvel. "Acima disso é um risco", disse, ao lembrar o que ocorreu nos Estados Unidos, em 2007, com os derivativos de créditos refinanciados com valores muito altos. Dentro do limite de 100% ele acha, inclusive, que até os correspondentes bancários podem ser usados como "braço operacional" para o refinanciamento.

Incentivo

Quem também se manifestou favorável à busca de novas fontes de financiamento para o setor foi o diretor executivo da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Filipe Pontual. Ele acha que o uso dos certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e de letras de crédito imobiliário (LCI) devem ser incentivados, juntamente com mais investimentos em qualificação profissional para levar sempre "mais credibilidade" para o setor.

Segundo Pontual, o setor imobiliário no País vive um "momento muito saudável".

"Basta ver alguns números sobre o crescimento do setor, que movimentou R$ 3 bilhões em 2004, e de lá para cá evoluiu fortemente, a ponto de contabilizar investimentos de R$ 56,2 bilhões no ano passado", afirmou Pontual. E o melhor, de acordo com ele, com nível de inadimplência muito baixo, de apenas 2,06% em 2010, contra níveis ao redor de 11% em 2003 e 2004.

Fonte: infoimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário