Translate

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Isolamento acústico para apartamentos


Para muitos, a palavra ‘infelizmente’ sempre virá ao lado da declaração ‘moro em um apartamento’. A menos que seja um apartamento por andar, lamentavelmente, são comuns a esses tipos de moradia vidros tremendo em som alto, portas de vidro estremecidas e objetos caindo de prateleiras diante de uma festa.

Sem contar as noites insones por conta dos que não respeitam o toque de recolher oficial das 22h, quando obrigatoriamente deve reinar o silêncio no condomínio.

Festas

Se você passa por este problema ou simplesmente mora com um bebê em casa e precisa de ausência de som total em determinadas horas, por que não fazer um isolamento acústico em seu apartamento?

Existem soluções para tal problema, de todos os preços e com uso de diferentes produtos. Podem ser feitas com forros grossos de veludo nas janelas, tapeçaria e, até mesmo, com material de estúdio de música, com custos variados.

A primeira solução recomendada pode ser o uso do forro. Usado casualmente para instalações de energia, ar condicionado e iluminação ambiente, pode ainda ganhar uma nova função, isolar o ambiente de som, tanto para dentro como para fora. Explicando: o som de sua casa não será ouvido do lado de fora das portas, e o contrário também será feito.

Isolamento

O ideal é procurar um especialista em acústica, mas o conhecimento também é de muitos arquitetos que podem te ajudar no projeto. Os materiais mais usados são porosos, perfurados ou de estrutura molecular.

Mas não devem ser usados sozinhos: combine com pisos especializados e nas paredes, de forma a tornar o ambiente como uma caixa de som interna. O teto é importante a ser modificado, pois ele é o mais transmissor de ondas sonoras, como um amplificador.

Outra forma de atenuar a propagação do som entre os imóveis é o uso de materiais específicos entre a laje e o contra-piso. É desta forma que alguns sons podem não passar, como queda de objetos ou mesmo o ato de varrer no apartamento de cima.

Com o uso de tal material, o som diminui cerca de 70%, sendo ouvido apenas em maiores proporções, como queda de um móvel.

Antes de alugar ou comprar um imóvel, observe esses pequenos detalhes, para não ter problemas futuros. Uma mudança estrutural de tão grande proporção deve custar em média R$ 10 mil reais, dependendo do tamanho do ambiente a ser isolado e a forma como foi construído o imóvel.

Materiais

Vale lembrar: para pequenos ruídos é lei que as construtoras tomem essas precauções, desde 12 de maio de 2010. Então, exija que tais dados estejam no seu contrato de compra ou locação, para não sofrer arrependimentos posteriormente. O limite aceitável de ruído entre um imóvel e outro é de 45 decibéis, suportável na rotina diária.

Fonte: culturamix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário