Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

Como adquirir um financiamento imobiliário passo a passo

 


 Especialistas esclarecem todas as etapas que envolvem a contratação do financiamento da casa própria.
Comprar a casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros. Com o intuito de auxiliar quem está pensando em realizar esse sonho através de um financiamento habitacional, o Imovelweb consultou especialistas e elaborou um guia com dicas valiosas sobre o assunto.

1- Analise as linhas de crédito oferecidas pelos bancos
O primeiro passo do candidato a mutuário é entrar em contato com as instituições financeiras, através da internet ou das agências e analisar os produtos oferecidos no mercado em relação aos prazos de pagamento, às taxas de juros cobradas, à porcentagem financiada do valor do imóvel, entre outros fatores e escolher a instituição e o produto que mais lhe agradem.

2- Verifique sua capacidade de pagamento e escolha um imóvel que cabe no bolso
Em seguida, o ideal é que o futuro mutuário analise o quanto consegue de crédito junto à instituição financeira, considerando a sua renda e capacidade de pagamento. "Se a pessoa quer comprar um imóvel e não tem dinheiro para comprar à vista, deve consultar os sites dos bancos para ver o quanto ela consegue de financiamento, de acordo com a sua renda", diz o superintendente técnico da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), José Pereira Gonçalves.

Os bancos, em geral, também podem emitir, antes mesmo de a pessoa ter encontrado o imóvel desejado, uma carta de crédito com validade em torno de três ou quatro meses. Essa carta é emitida depois que o banco realiza a análise de crédito, na qual analisa os comprovantes de renda e/ou de capacidade de pagamento do candidato a mutuário. Com a carta de crédito em mãos, o futuro mutuário sabe ao certo o valor do financiamento que pode adquirir e, assim, fica mais fácil encontrar o imóvel adequado e negociar com o vendedor.

3- Perícia e documentação
Depois da análise de crédito e da escolha do imóvel, a instituição financeira analisa o imóvel a ser financiado. Esse processo é feito, em geral, por um engenheiro terceirizado pelo próprio banco, que verifica se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, o enquadramento respectivo e a suficiência da garantia.

Em seguida, o banco solicita, junto ao candidato a mutuário, toda a documentação necessária para a conclusão do processo de contratação de crédito. Nessa etapa, é solicitada a documentação do comprador, do vendedor e do imóvel. Em geral, são solicitados os documentos pessoais do vendedor e do comprador, comprovantes de residência, documento de identificação do imóvel, IPTU do imóvel, entre outros. A lista com toda a documentação exigida é entregue pelo próprio banco ao candidato a mutuário.

4- Liberação do crédito
Na Caixa Econômica Federal, segundo o gerente geral Elimar Sousa Oliveira, depois de toda a documentação entregue, o prazo para conclusão do processo e assinatura do contrato de financiamento habitacional é de cinco a nove dias úteis. "A documentação completa é encaminhada pra Central de Operações. Se não estiver faltando nenhum documento, o prazo para conclusão é de cinco dias úteis, quando o financiamento não utiliza o FGTS e de nove dias úteis para financiamentos com FGTS", esclarece Oliveira.

Fonte: imovelweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário