Translate

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O uso do bambu em projetos de arquitetura e interiores

O potencial do bambu, um material milenar em países como China e Japão, vem sendo cada vez mais explorado e reconhecido no mundo todo, graças à sua leveza, flexibilidade e resistência. Confira alguns projetos arquitetônicos em que a planta foi usada como matéria prima para revestimentos e estruturas


Baseadas no tema da Casa Cor de 2011- "dia a dia com tecnologia" -, a arquiteta Renata Ishizaki e a engenheira civil Sueli Moraes decidiram experimentar o piso laminado de bambu no ambiente da Louçaria. "Escolhemos esse material para mostrar que a tecnologia também está associada à sustentabilidade", explica Renata. "É um produto muito resistente, mais denso que os laminados de madeira.


A arquiteta Fernanda Rodi Eicke escolheu o piso de bambu rajado pela sua textura e praticidade. A instalação segue o mesmo padrão de um piso laminado de madeira, não pede acabamento e a manutenção é feita apenas com pano úmido. "Ele não tem características de um material rústico, não deixa os nós do bambu aparentes. Envolve sustentabilidade sem abrir mão de requinte", diz a arquiteta, que assina o Hall de Entrada de Casa Cor Santa Catarina 2011


No espaço Home Cinema, projetado para a mostra Casa Cor Campinas 2011, o laminado de bambu aparece no piso e nas paredes, onde os painéis receberam acabamento brilhante, para um resultado mais contemporâneo. As arquitetas Renata Selmi Herrmann e Stella Gripp Mangabeira Albernaz aceitaram a indicação do fornecedor e experimentaram, pela primeira vez, o material. "Fomos atraídas pelo design natural do bambu, por ele ser sustentável e de fácil aplicação", explica Renata. As lâminas deixam os nós do bambu mais aparentes e, segundo a arquiteta, o resultado fez bastante sucesso na mostra. "O bambu entra e se adequa a qualquer ambiente e estilo, do mais casual ao mais sofisticado"


Para aquecer a sala de estar dessa casa em Porto Alegre, a arquiteta Cristina Degani revestiu toda a parede com pastilhas de bambu mesclado. Ela optou por deixar o revestimento com a textura original, sem lixar ou aplicar verniz


Os arquitetos Regina, Sérgio e Eduardo Fittipaldi, da Fittipaldi Arquitetura, quiseram explorar o bambu na fachada de Casa Cor Brasília 2011. "É um material muito versátil, que pede manejo rápido e é sustentável", diz Eduardo para justificar a escolha. A equipe inovou na colocação das varas, que formam uma escultura espiralada que não toca o solo.


O fechamento deste estacionamento em Leipzig, na Alemanha, inaugurado em 2004, foi todo feito com varas de bambu. Segundo os arquitetos do escritório alemão HPP Hentrich Petschnigg & Partner KG, a opção não teve nada de experimental: baseou-se em pesquisas que pipocaram na Europa depois da Expo 2000 em Hannover, onde o pavilhão colombiano, desenhado pelo arquiteto Simón Vélez, empregou essa matéria-prima.


Finalizada em 2002, esta casa nos arredores de Pequim, na China, foi desenhada pelo escritório japonês Kengo Kuma & Associates. Ela mede 720 m² e emprega o bambu - abundante na região - em pilares, no piso e no forro. Neste projeto, o arquiteto Kengo Kuma desenvolveu um artifício para utilizar o bambu com mais segurança em pilares: retira os nós (tipo de divisões internas) das varas para torná-las ocas e insere perfis metálicos e concreto nelas para deixá-las mais estáveis.

Fonte: folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário