Translate

domingo, 20 de novembro de 2011

Conheça novas tendências para decorar sua cozinha

Do vintage ao color blocking, de grandes a pequenos ambientes, muitas são as opções para decorar a cozinha, a nova área social da casa.

Foi-se o tempo em que a cozinha era apenas um local para preparar refeições e que não merecia uma decoração mais elaborada. Com inúmeras possibilidades, desde mudanças estruturais, até a decoração com pequenos objetos, a cozinha tornou-se um lugar para reunir familiares e receber amigos. O espaço agora é um ambiente social das casas modernas, tão importante como a sala de estar.

É crucial que a metragem do espaço seja bem estudada ao determinar a decoração. "O ideal é que as pessoas procurem comprar móveis de tamanhos adequados para o ambiente, sem exageros, para que o espaço fique com boa circulação e confortável para o uso.", indica a arquiteta Vanessa Trad. Alguns truques podem ser usados para aumentar o ambiente e aproveitar da melhor forma o espaço, já que a falta ou excesso de móveis pode deixar um ambiente com um aspecto pouco acolhedor e nada funcional.


Outro fator a ser definido é o estilo do espaço: rústico, moderno, dedicado a um tema específico, clean, enfim, opções não faltam. Basta determinar e analisar o que combina mais com o restante da casa e com as necessidades dos moradores. Uma boa opção para quem não quer mudar muito o local, ou gosta de fazer modificações de acordo com as novas tendências, é investir em objetos. "Pode-se focar em alguns objetos novos e não exatamente na cor da cozinha ou móveis mais caros, pois isso é possível modificar a decoração sem muitos gastos.", analisa a arquiteta.

Grande tendência no momento é a utilização de cores vibrantes, influência que vem da moda, o color blocking, que se espalhou pela decoração de toda a casa. A ideia principal é criar blocos de cores, como o termo já diz, e não é necessária a troca de todo o mobiliário, muito menos pintar todas as paredes do ambiente. O ideal são objetos de cores inteiriças, e vale apostar em luminárias, banquetas, revestimentos de chão ou de parede nas cores mais variadas, amarelo, vermelho e azul turquesa, por exemplo.

Aos que gostam de elaborar mais ainda a decoração, o vintage e o retrô também estão em alta no momento. Revestimentos mais nobres podem fazer toda a diferença e se a ideia é integrar ambientes como a cozinha e a sala, utilizar o mesmo piso em ambos pode ser a solução. "O único cuidado que se deve ter é com relação a organização da cozinha. Nesses casos, já que ela será vista por todos que transitarem pela sala, deixar tudo organizado é obrigatório. Esse tipo de integração funciona mais para famílias pequenas.", explica Vanessa.


Importante é focar no funcional, ou seja, utilizar e deixar no espaço tudo o que é realmente necessário, sem florear muito, até porque a cozinha deve ser um espaço que permita a fácil circulação. A iluminação também merece uma atenção especial, principalmente em bancadas e demais partes do ambiente onde irá preparar a comida.

Para os amantes de uma alimentação mais saudável e que não tem espaço para uma grande horta em casa, vale a pena improvisar pequenos potes de ferro, onde se possa plantar, dando um toque todo especial ao ambiente. "O interessante é ter liberdade para mudar a qualquer hora, por menor que seja para incrementar o ambiente.", finaliza Vanessa Trad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário