Translate

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Integração na Garagem

Antenados às demandas de mais espaço, arquitetos preveem novas funções à área dos carros, complementando com criatividade os ambientes de estar da casa


A Atualmente, uma garagem pode ser maior do que a área social de uma casa, já que existe uma tendência de cada morador ter seu próprio carro. Para diversificar a utilização desse espaço e não deixá-lo relegado apenas à função de guardar os automotores, arquitetos e designers investem em inovação para criar ambientes exclusivos e de muito bom gosto. A seguir, você poderá conferir diferentes opções, que variam de 24 a 134 m², e trazem tecnologia, obras de arte e peças de design assinadas. Veja os novos conceitos propostos por Cristina Menezes, Lica Cukier, Brunete Fraccaroli, Paula Alencar Rabelo, Moreno Manjon, Ivan Wodzinsky, Daniele Guardini e Adriano Stancati.

Exuberância para receber

Um espaço para festas de 134 m² que afastasse a "bagunça" de dentro da casa foi a proposta de Cristina Menezes para essa garagem. "O mobiliário é leve e empilhável. Temos um bom som, um bom LCD, uma jukebox, um fliperama e até uma pequena cozinha para apoio, totalmente embutida." São diferenciais a biolareira portátil, o corian pewter, o revestimento dos armários em laminado italiano, o piso em serpentinito, a coifa Wolf vertical de embutir, as gavetas refrigeradas Subzero e as mesas deslizantes. O toque de exuberância fica por conta das poltronas Prince, desenhadas por Louise Campbell, com design que lembra papel picotado, e os Ultra Cube, ambos da Forma.



Para duas, quatro ou várias rodas

Os hobbies do morador tomaram conta da garagem projetada por Lica Cukier. Nos 47 m² disponíveis, carro, motos, bicicletas, capacetes, ferramentas e acessórios ficam muito bem acomodados no ambiente. Fechada com vidro superior e inferior, a garagem é bem iluminada e deixa os itens à mão. O piso foi solicitação do proprietário. "O preto, o painel de aço, a lousa, a mistura de volumetria foram surgindo decorrentes dos fechamentos e aberturas propostos", explica a arquiteta. A madeira vem como um contraponto, na bancada de trabalho, assim como as caixinhas de acrílico para parafusos e outros, quebrando o branco e preto do ambiente. Os painéis e a área de trabalho na mesa foram desenhados por ela e executados por marcenaria especializada.


Ecologicamente correta

Daniele Guardini e Adriano Stancati, da Guardini Stancati Arquitetura e Design, criaram em 45 m² uma garagem que abriga, além do carro, bicicletas, equipamentos esportivos e ferramentas. O local permite privacidade para planejar viagens e aventuras, além de preparar o meio de transporte preferido para empreendê-las. "Tivemos preocupação ambiental em todos os itens usados, dando sempre preferência aos materiais menos nocivos ao meio ambiente ou que utilizassem reciclados", resume Daniele. O ecologicamente correto é usado com elegância, escapando da rusticidade. "O desafio é a pesquisa do ciclo de vida de cada item. Com essa análise, fizemos as escolhas", complementa Adriano. Destacam-se o piso com aparas de pneus reciclados, o revestimento de parede com limalhas de ferro recicladas e as bancadas de teca da EcoLeo. Ventilação cruzada, insolação, reaproveitamento de água de chuva também fazem parte das escolhas ecológicas.


Sofisticação em vidro

Brunete Fraccaroli criou este ambiente de luxo com alta tecnologia. Nos 120 m² foram usados conectores Dorma, da Alemanha, e spiders da França, além de todo o know-how da Penha Vidros. "O uso do vidro, incomum nesse tipo de ambiente, foi desafiador. Integrar funções em um espaço pequeno, que abriga um carro, também foi uma solução inusitada", revela Brunete, complementando: "Utilizamos tecnologia para curvatura do vidro Chodopak." O espaço do estudante, que tem como hobby sua Maserati, é um recanto de privacidade para ler, cozinhar e receber os amigos. Habilidoso, o rapaz usa o espaço para cuidar do seu carro e descobrir as possibilidades da máquina. O objeto de desejo possui sala de banho própria, com chuveiros Deca acionados pelo sistema de automação Creston. Todo o mobiliário foi desenhado especialmente para o ambiente. O couro preto predomina e minimiza a necessidade de manutenção.



Estilo retrô

"Busquei inspiração no estilo 'retrô'. A peça que me levou a pensar nessa linha foi a vitrola de baquelite vermelha, xodó do proprietário, que é colecionador de discos de vinil", revela Paula Alencar Rabelo. A garagem de 30 m² tornou-se um refúgio descontraído e aconchegante para ele ouvir música, assistir televisão ou mesmo ler um livro. A "garagem de estar" conta também com bar e adega, servindo para longas conversas com amigos. "O principal desafio foi criar um espaço dentro da garagem que tivesse identidade própria, sem se fundir com a área reservada para os carros, e um ar 'masculino'. O taco de madeira no chão delimita o ambiente." A chapa de compensado que imita madeira antiga na parede serve de pano de fundo para os elementos decorativos - uma televisão 14'' retrô da LG, o painel de fotos da família com moldura preta, a coleção de carrinhos antigos e a própria vitrola de baquelite antiga da Philips.


Toda Modernosa

Moreno Manjon fez da garagem de 24 m² um ambiente moderno e despojado. A personalidade do proprietário é revelada desde a entrada. A ardósia negra disfarça eventuais manchas de óleo e as paredes brancas destacam o quadro "Fernanda Tavares em Cuba", executado pelo arquiteto. Desfrutam o ambiente a família, os amigos e os cães Dolce e Gabanna. "Na maior parte do tempo, o espaço é utilizado como garagem mesmo, mas há a alternativa de utilizá-lo como ampliação do estar em dias de festa", conta Moreno. Sua missão, aliás, era exatamente essa: aproveitar ao máximo o espaço, sem ficar amarrado somente à sua função original. O sofá de concreto foi feito para ser usado em tempo integral. A grade permite a entrada de iluminação natural no living sem perder de vista a segurança.


Atmosfera masculina

O arquiteto Ivan Wodzinsky projetou na garagem de 85 m² um ambiente habitável e aconchegante, sem perder de vista o requinte e a sofisticação. "Trata-se de um projeto atemporal próprio para quem sabe o que quer. O estilo contemporâneo tem como referências o uso do branco e preto e o design arrojado", traduz. Cozinha gourmet e estar dialogam entre si. O desafio foi integrar o próprio carro ao ambiente. A solução foi deixar uma área central para que o Audi branco blindado se destacasse. Merecem atenção especial o tampo em granito exótico Snow Matrix, as fotografias de Antonio Wolff, as telas da artista plástica Guita Soifer e as peças de Juliano Guidi. Esses itens revelam tendências internacionais na proposta do profissional. A atmosfera masculina é proposital. O piso em laminado preto dá unidade a todo o espaço.


Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário