Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Os riscos da venda direta

Especialista em Direito Imobiliário alerta para as dificuldades que o proprietário enfrenta se vender o imóvel sem a intermediação do corretor de imóveis.


Pra quê corretor de imóveis? Esta é a pergunta que os proprietários podem fazer quando decidem vender o próprio imóvel. Afinal, se o dono da casa ou apartamento conhece como ninguém o produto que vai vender, ele mesmo pode fazê-lo sem a intermediação do profissional. Mas estes proprietários têm ciência do risco que correm?

O Diretor Jurídico do Instituto Brasileiro de Estudos Imobiliário (IBEI) e especialista em Direito Imobiliário, Paulo Viana, ressalta em artigo postado no blog da entidade, as dificuldades enfrentadas pelo proprietário ao vender o imóvel sem corretor de imóveis.

Apego emocional: Viana explica em seu artigo “Venda direta: por que não fazer” que levar o negócio pelo lado da emoção pode distorcer a racionalidade que exige este processo. “Estas emoções distorcem a razão, levando ao posicionamento e apreciação inadequada do bem, em relação ao mercado, provocando a oferta deste por valor eventualmente acima ou abaixo do que o mercado está disposto a pagar, causando perda financeira ou dilação do tempo de venda”, comenta.

Viana ainda ressalta que o imóvel que é ofertado pelo valor correto tem mais chances de ser absorvido em menor tempo pelo mercado.

Exposição do proprietário: Sob o argumento de conhecer e visitar o imóvel, desconhecidos acabam por conseguir informações sobre o local e sobre as rotinas das pessoas que habitam no imóvel. “Estas informações podem ser utilizadas para a prática de crimes, expondo o vendedor e sua família a riscos desnecessários. O profissional habilitado indica determinado imóvel para o candidato a comprador, após obter certas informações do mesmo, tais como capacidade econômica, profissão, renda, volume de recursos disponíveis e tipo de imóvel desejado,” explica Viana.

Fragilidade: Ao negociar diretamente com o candidato a comprador, o proprietário fica vulnerável às suas próprias emoções, bem como às emoções do comprador. “O corretor imobiliário é treinado em técnicas de negociação e pode representar bem os interesses do vendedor de uma forma objetiva e profissional, isenta de emoções. É este profissionalismo que gera melhoria dos resultados, com ganhos expressivos para o vendedor, muito superiores ao custo dos honorários devidos ao corretor pela intermediação”.

Disponibilidade: “O corretor imobiliário fica 24 horas, 7 dias por semana e 30 dias por mês, a disposição, sobre aviso, pronto para atender ao candidato a comprador e mostrar o imóvel, o que dificilmente acontece com o proprietário vendedor, que geralmente tem outras atividades e interesses, que acabam por dificultar a realização do negócio,” comenta Viana.

Fonte: redeimob.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário