Translate

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

8 dicas para ter uma cozinha mais sustentável

Pequenos cuidados podem ser feitos para ter hábitos mais sustentáveis na cozinha

Para ser mais sustentável na cozinha, pequenas ações podem ser feitas diariamente para evitar o desperdício de água e energia. Confira:

Reutilize a água: a água utilizada para lavar legumes e verduras absorve alguns nutrientes e pode ser usada para regar plantas.

 

Selo de Eficiência Energética do Inmetro indica quais eletrodomésticos consomem menos energia.

Procure aparelhos com eficiência energética: quando for trocar de aparelhos, opte por aqueles com selo de economia de energia. A diferença de gastos pode ser ainda maior em um aparelho grande, como geladeiras e congeladores.

Cuide com o desperdício de guardanapos: opte pelos modelos menores, que utilizam menos papel. Se puder, use guardanapos de pano, que evitam o descarte de produtos.

Tire aparelhos de stand-by: só coloque os aparelhos na tomata quando for utilizar eles. Isso é válido para os aparelhos de microondas, fornos e outros eletrodomésticos de pequeno porte. A economia de energia pode chegar a 5%.

Opte por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED.

Só use a máquina de lavar louça quando estiver cheia. Isso evita o desperdício de água.

Espere os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira. Se forem armazenados ainda quentes, irão aquecer a geladeira, que gastará mais energia para manter a temperatura baixa.

Opte por produtos de limpeza mais sustentáveis e com menos químicos. Alternativas são receitas caseiras, bicarbonato de sódio ou produtos de limpeza industrializados mas com cuidados ambientais e químicos.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário