Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Arquiteta lista 10 itens indispensáveis da decoração

Tapetes, plantas, almofadas e outros itens são essenciais na decoração

Quando compramos uma casa, surgem diversas dúvidas como decorá-la da maneira mais bonita e mais usual. Alguns objetos decorativos ganham destaque pela beleza e outros são adquiridos apenas pela funcionalidade. A arquiteta Andréa Parreira, da capital paulista, selecionou dez itens essenciais para compor a decoração de maneira personalizada e útil.

Confira quais são esses itens e o que a profissional sugere para a escolha destes elementos que deixam seu cantinho personalizado e especial.


Cortinas: "elas vestem o ambiente e têm restrição apenas na cozinha", disse a arquiteta, lembrando que há variados tipos que se adequam às necessidades e estilos do morador, que podem ser de proteção, beleza ou privacidade


Tapete: podem ser sintéticos, de lã, algodão e couro e deixam o ambiente sofisticado. Andréa atentou apenas para a tonalidade, já que os estampados precisam estar integrados aos demais itens da casa.


Almofadas: além de acomodar melhor as pessoas no sofá, enfeitam o ambiente. Algumas podem ganhar novas capas, renovando a decoração.


Abajur: "garante uma iluminação indireta, aconchegante e suave à sala, quarto ou cantinho da casa e há modelos que vão do clássico ao moderno", disse a arquiteta.


Mesa de centro: Andréa lembrou que este móvel pode inovar no design em formato, cor e material e disse que uma regra para não errar é manter o tamanho do móvel proporcional ao da sala.


Mesa lateral: serve de apoio para pequenos objetos como telefone, vaso etc e tem ampla função na sala de estar.


Vasos e plantas: as naturais alegram, perfumam e harmonizam o lar, segundo a profissional, mas requerem cuidados específicos para se manterem sempre belas. "Outra opção é dispor vasos decorativos, mesmo sem plantas, em estantes, mesas e prateleiras", sugeriu.


Objetos decorativos: lembranças de viagens e itens que traduzem a personalidade do dono são sempre bem-vindos, assim como livros, quadros e obras de arte.


Espelhos: proporcionam amplitude e valorizam a decoração. "São bem-vindos em todos os ambientes", disse Andréa.


Porta-retrato: ficaram um pouco esquecidos com a era digital, mas registram histórias vividas e trazem alegria ao ambiente. Precisam estar integrados ao ambiente.

Fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário