Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cores berrantes envolvem mundo da decoração

Conceito de color blocking vira tendência entre decoradores e arquitetos

As cores transmitem mensagens, por isso devem estar em sintonia com a personalidade e com o modo de vida do dono da casa.

O diálogo entre moda e decoração está cada vez mais afinado. Última tendência no mundo têxtil, as cores berrantes encontram terreno fértil no universo decorativo. Em alta no momento, o conceito de color blocking (bloco de cor) sugere tonalidades fortes e utilizadas juntas na composição do mesmo ambiente.

À primeira vista pode parecer exagero, mas se misturadas de forma correta o resultado pode impressionar até quem não gosta muito de colorido. “Em ambientes pequenos, um objeto de destaque já basta para dar ao local um ar mais alegre. Em cômodos maiores, no entanto, está liberado o uso de várias peças com coloridos contrastantes”, afirma o arquiteto Cauê Bueno.

Uma montagem com blocos de cor confere mais vida e energia em qualquer ambiente. Verde, vermelho, azul, roxo, laranja ou amarelo, não importa a tonalidade desde que a combinação seja harmônica.

Para conseguir um efeito equilibrado, Bueno sugere pintar uma parede e posicionar na frente uma peça colorida. Segundo o arquiteto, vale testar essa composição com vasos, estantes, mesinhas ou até uma poltrona ou chaise.

“Objetos menores são mais fáceis de ser manipulados. Fica mais fácil trocar a posição de uma mesinha, por exemplo, do que arrastar um sofá. Por isso, aconselho testar a composição com peças mais leves. Se a combinação de cores agradar, então pode-se trocar o móvel por outro mais pesado”, diz o arquiteto.

Personalidade

As cores transmitem mensagens, por isso devem estar em sintonia com a personalidade e com o modo de vida do dono da casa. Cores suaves, como branco e azul claro, funcionam melhor em ambientes de descanso. Já tonalidades vibrantes, como vermelho e laranja, têm maior impacto em cômodos de convivência, como sala de jantar, de TV ou de jogos.

“Na sala e nos quartos gosto de misturar tonalidades de verde, que é uma cor que traz otimismo”, afirma Bueno.

Dicas de móveis e cores

1. O conceito de color blocking pode ser utilizado de várias maneiras na decoração. O uso de cores fortes na parede tem um efeito harmônico quando combinado com as peças certas.

2. Objetos coloridos como sofás, chaises, estantes e mesas são tendência na decoração de interiores. Laranja, verde e outras tonalidades berrantes levam vida ao ambiente.

3. A combinação certa de cores fortes pode ter um efeito impressionante na decoração. Como resultado, mais energia e vibração em cômodos coloridos.

Fonte: band.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário