Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Segurança nas férias: confira cuidados ao deixar sua casa vazia

A chegada das férias de verão e das viagens de final de ano trazem maiores preocupações ao deixar a residência desocupada.

Para evitar acidentes e roubos, Cleodato Moisés do Nascimento, capitão da Polícia Militar de São Paulo, dá dicas de segurança sobre o que fazer antes de partir para dias de descanso.


Se você mora em condomínio, ele aconselha:

1) Não deixar a chave de seu apartamento com o porteiro: avisar apenas o síndico para que ele o comunique em caso de algum incidente;

2) Se não quiser avisar o síndico, fale com um vizinho de confiança sobre sua ausência e deixar um telefone de contato.

Se você mora em casa, a dica principal é não mudar a rotina. Assim, comunique sua ausência a algum vizinho ou parente de confiança para que ele mantenha o ritmo costumeiro. Isso inclui:

1) Não deixar as luzes acesas;

2) Suspender a assinatura ou peça a uma pessoa de confiança recolher o jornal diariamente. O acúmulo de jornais é uma dica de que a casa está vazia;

3) Manter o quintal limpo;

4) Não mudar o lugar do cachorro: deixá-lo no mesmo lugar de sempre e pedir para alguém colocar água e comida para o animal;

5) Desligar a campainha para gerar dúvidas se a casa está ou não vazia.

Para evitar invasões, trave pela parte interna com um pedaço de madeira ou de ferro, se as portas dos fundos forem de correr; tenha grades sólidas na janela; e jamais deixe chaves pendurada na porta por dentro, porque ladrões podem pular o quintal e acessar as chaves pela janela.

Se, ao voltar da viagem, a porta estiver estourada ou você perceber algum indício de invasão, não entre na casa: ligue no 190 e busque mais informações com algum vizinho.

ALÉM DO ROUBO

Acidentes com luz e gás também são um risco quando a residência está desocupada. Por isso, o capitão também dá outros conselhos, que servem para os que moram em casa e em apartamento:

1) Tire todos os equipamentos da tomada;

2) Desligue o gás;

3) Feche o registro de água.

Fonte: folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário