Translate

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Truques para não errar na decoração da árvore de Natal


Para muita gente, a árvore de Natal é o ponto alto da decoração de final de ano. E, para decorá-la, vale abusar da criatividade: tirar das gavetas os enfeites antigos, chamar as crianças para customizar novas bolas e ainda aproveitar as novidades que o comércio apresenta a cada dezembro. Alguns cuidados, porém, são necessários para que a árvore não vire uma bagunça visual.

O UOL Casa e Imóveis conversou com a equipe da loja Cecilia Dale, especializada em decoração natalina, e reuniu algumas dicas que vão tornar a montagem da sua árvore bem menos complicada e mais criativa. Confira:

Escolha um tema

Para não errar, escolha um tema como referência a ser seguida durante toda a decoração. Leve em consideração o estilo da sua família e o tipo de festa. Será uma confraternização formal ou informal? Com ou sem crianças? Com isso em mente, é mais fácil escolher os enfeites e garantir que a árvore fique com a cara dos donos da casa.

Por exemplo, uma árvore decorada com bichinhos de pelúcia, biscoitos e pirulitos fará sucesso em uma festa de fim de ano com a presença de crianças. Se a família é mais clássica, que tal adotar uma decoração sóbria e chique, em tons de marrom e dourado? Quem é mais básico pode optar por algo minimalista, usando a cartela clássica de cores natalinas: vermelho, verde e branco. Seja qual for sua escolha, siga uma regra: evite excessos e misturas exageradas, elas podem comprometer o visual da sua árvore.

O orçamento está apertado?

Dá para economizar bastante na decoração se a árvore for encostada na parede. Assim você só decora um dos lados e aproveita metade dos enfeites que usaria para a árvore toda. Fique atento: mesmo nesse caso, é importante distribuir as lâmpadas em toda a volta da árvore. Caso contrário, as pequenas falhas e os "buracos" sem pontos luminosos ficarão visíveis quando as luzes estiverem acesas.

Outro modo de economizar é ser criativo: dá para reaproveitar objetos de casa e transformá-los em itens de decoração. Brinquedos pequenos e bichinhos de pelúcia rendem ótimos adornos para uma árvore mais informal. Biscoitos decorados, balas e pirulitos também.

Capriche nas luzes

Os especialistas garantem: as luzes fazem toda a diferença em uma árvore. Se o orçamento for curto, vale investir em vários cordões de lâmpadas, que não são caros, para garantir um efeito bonito mesmo com poucos enfeites. A colocação das lâmpadas é uma etapa muito importante e que faz toda a diferença no resultado final.

Uma dica importante: as lâmpadas só devem ficar acesas enquanto houver gente na casa. Ao sair ou na hora de dormir, desligue-as!

Caso você use um pinheiro natural, diminua a quantidade de lâmpadas, pois o calor pode matar a árvore. Use somente o suficiente para dar algumas voltas em torno do vegetal, sem enrolar em cada galho e ramo. E, nesse caso, é melhor "montar" a árvore mais perto do Natal, para que ela esteja ainda bonita e vistosa no dia da festa.

Fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário