Translate

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como aproveitar espaços e produzir ambientes agradáveis

Definir o uso, trabalhar com móveis na proporção correta e escolher bem as cores são as dicas da designer

Os espaços estão ficando cada vez mais caros, fazendo com que os imóveis tenham uma nova realidade em termos de tamanho. Com ambientes menores, a necessidade de planejá-los para garantir conforto e bom uso do espaço é cada vez maior. "A era de contemplar os espaços já acabou. Precisamos aproveitá-los ao máximo", diz a designer Marília Brunetti de Campos Veiga, do escritório Marília Veiga Interiores. 

Segundo ela, definir o uso do espaço, trabalhar com a proporção correta dos móveis e escolher as cores mais favoráveis são os principais fatores pra se conseguir resultados satisfatórios, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional. 

Uso do espaço 

"É muito importante entender o uso do espaço, não dá para parecer um canto genérico, ou quarto da bagunça, como muitos espaços são chamados. Aliás, bagunça não combina com uma boa decoração", diz Marília. 

A designer orienta que, independente se for um escritório, um quarto ou uma sala, é preciso definir para que serve. Para ajudar, ela recomenda que se pense no uso freqüente e não na exceção. Por exemplo, a pessoa tem um home office que também serve de quarto de hóspedes. Se ela recebe hóspedes uma vez ao ano, o espaço é muito mais um home office, então deve ser planejado como tal.

Cores nos detalhes em projeto da designer Marília Veiga

Proporção 

A profissional destaca que um dos maiores erros das pessoas não está relacionado ao espaço e sim à proporção dos móveis. Se você tem espaço abundante, pode utilizar móveis e marcenarias com um tamanho maior. O oposto, e mais freqüente, quando não se tem espaço, deve-se usar móveis menores, mais compactos. "Não tente colocar tudo no mesmo lugar, em design de interiores menos é mais. Quantas vezes vemos espaços entulhados com coisas que nem usamos? Pense como se fosse uma roupa, nem muito justa nem muito folgada. O importante é que independente do tamanho, o móvel deve ser confortável", explica Marília. 

Cor 

Outro elemento que pode ajudar e também atrapalhar é o uso das cores. As cores fazem parte do nosso dia a dia e devem sim estar presentes em casa. O importante é não fazer uma aquarela. As cores estão diretamente ligadas as nossas sensações. "Se a pessoa quiser usar cor na parede, sugiro que se escolha uma parede do ambiente, lembre-se que esta parede vai roubar a cena, por isso escolha com critério. A cor na parede também pode dar uma sensação de menos espaço", lembra a especialista. 

Para sair do branco, outra sugestão de Marília é pintar todas as paredes com uma cor neutra, como um camurça ou tons de concreto. Nos móveis grandes como sofás, mesas de jantar, também se deve seguir esta linha de cores mais neutras. "Deixe as cores mais marcantes nos objetos, como vasos, almofadas, mantas, livros e abajures. Desta forma, o projeto além de bonito fica dinâmico, é possível modificá-lo trocando apenas os acessórios. É possível usar cor num dos móveis, como uma poltrona, dando destaque à peça, sempre tomando cuidado para não exagerar", ensina. 

Segundo Marília, seguindo estes passos é possível montar ambientes mais gostosos e práticos, que dão vontade de ficar.

Fonte: bonde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário