Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sala de jantar: crie um ambiente funcional, confortável e belo!


A sala de jantar é um ambiente usado só para receber familiares e amigos para uma boa reunião certo?

Errado, para evitar que os ambientes da casa tornem-se parados, sem utilidade ou apenas usados em dias de festas é preciso ter em mão um bom planejamento.

A arquitetura, decoração, construção de uma residência deve contar com ambientes funcionais, que ofereçam versatilidade, beleza e conforto. É necessário analisar o espaço disponível, o fluxo e a quantidade de pessoas que serão recebidas nesta área.

Com todas essas informações é possível pensar nos objetos que farão a composição como por exemplo, as mesas, cadeiras, aparador, mesas de apoio entre outros materiais. Conheça algumas dicas para acertar na composição dos elementos da sala de jantar:

Mesas e cadeiras

O conjunto de mesas e cadeiras é um dos principais elementos da sala de jantar. É preciso calcular a medida ideal e a proporção de acordo com o espaço total disponível no cômodo. O modelo e o formato das mesas e cadeiras devem ser pensados além da decoração que será realizada. O espaço que haverá ao redor do conjunto deve permitir a circulação de pessoas de forma livre e confortável.


Aparadores

Se o espaço da sala de jantar for grande é indicado e muito válido instalar um aparador ou uma mesa de apoio. O aparador é uma peça chave para decoração e composição, serve como mesa de bufê e também pode ter outras utilidades como bar, porta objetos, retratos, livros, porta arranjo entre outros. O material não precisa ser igual ao da mesa de jantar, fica mais interessante combinar tipos diferenciados dando destaque ou complementando a decoração.


Objetos decorativos

A sala de jantar pode conter elementos com decorativos que aumentem a beleza e a sensação de conforto e bem estar. É possível utilizar tapetes em baixo da mesa, no corredor ou próximo ao aparador. Arranjos de flores também são muito bem vindos, as flores tendem a oferecer vida e beleza natural. Velas, bibelôs, quadros e antiguidades podem fazer parte deste ambiente desde que combine com o todo. Lembrando sempre que exageros devem ser evitados.



Iluminação e cores

É recomendado que a iluminação da sala de jantar seja difusa proporcionando maior conforto e aconchego, a utilização de pendentes oferece um bom resultado, o número de pendentes depende do tamanho da mesa e da sala. Focos de luz ou luminárias podem ser usadas para dar destaque a algum elemento específico, evitando focar a mesa para não provocar reflexos desconfortáveis. As cores utilizadas na sala podem ser variadas, é possível que qualquer elemento, objeto, móvel ou parede receba tom diferenciado, o que oferece ao ambiente maior sofisticação.


Fonte: Click Obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário