Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dez dicas para tornar sua casa mais sustentável

Pequenas mudanças podem tornar sua vida melhor e ajudar a natureza ao mesmo tempo

Atualmente só se fala em sustentabilidade, no presente garantindo o futuro das próximas gerações. Esse contexto também chegou ao mundo do design e da decoração. As construções agora são eco-friendly, ou seja, amigas da natureza. Entre nessa onda do bem e torne a sua casa mais verde e mais comprometida com o ambiente. Confira as dicas abaixo.

Reciclagem

Separe o lixo orgânico do reciclável, dividindo este último por tipo: plástico, papel, vidro e metais.

Descarte o lixo eletrônico - pilhas, baterias, etc. - em lixos apropriados. Sacolas e plástico e papel são descartáveis, por isso é melhor reutilizá-las quando fizer suas compras ou usar sacolas de pano.

Mas não adianta separar o lixo dentro de casa e depois descartá-lo todo misturado. Informe-se com a prefeitura de sua cidade sobre os horários e os roteiros de coleta seletiva. As administrações de Porto Alegre e de Florianópolis, por exemplo, deixam a informação nos seus respectivos sites. Confira nos links das prefeituras gaúcha e catarinense.


Economia de energia

É simples: apague a luz quando você não estiver em determinado ambiente. Não deixe a TV ou computador ligados quando você não os estiver usando. Escolha lâmpadas de LED em vez das comuns. Elas são um pouco mais caras, mas usam menos energia e duram mais. Com a LED, você pode ter economia de até 80% no consumo de energia.

Eco-friendly products

Procure e use produtos eco-friendly, aqueles que buscam eliminar ou minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. Geralmente eles são feitos com recursos renováveis e são os mais variados: de limpeza; de higiene; de beleza; de cama, mesa e banho; de vestuário.

Procure nas prateleiras do supermercado por produtos que tenham a classificação "biodegradável" em sua embalagem. Os materiais biodegradáveis se decompõem pela ação de microorganismos, perdendo suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente.

Móveis

O eco-friendly também é tendência nos móveis. Em vez de madeira, escolha peças feitas com bambu de reflorestamento, ele é mais barato e mais resistente. Outras alternativas são os móveis feitos de material reciclável como metais, vidro e plástico.


Tintas

Quando for pintar sua casa, opte por tintas naturais e ecológicas. Elas são fabricadas com matérias-primas naturais, sem sintéticos ou insumos derivados de petróleo em sua composição. As tintas tradicionais possuem componentes químicos que são prejudicais para a saúde e para o meio ambiente como metais pesados e fungicidas sintéticos.

Ventilação

Tente não impedir passagem de vento em sua casa. Deixe que o ar fresco do meio ambiente circule, substituindo o dióxido de carbono (CO2). Prefira ventilador a ar-condicionado. Se for necessário um ar-condicionado, é bom comprar um que utilize fluido refrigerante ecológico.


Economia de água

Não desperdice água. Deixe as torneiras abertas somente quando você realmente precisar. Se possível, utilize um sistema de captação de água de chuva. A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada na lavagem de carros, descarga de vasos sanitários, irrigação de jardim.

Plantas

Além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa. A Hera, o Clorofito, a Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que mais purificam o ar.

Luz natural

Aproveite, ao máximo, a luz natural. Isso pode ser feito por meio de janelas grandes, paredes de vidro, dispositivos que reflitam e rebatam a luz e clareiem os ambientes. Desta forma, você economiza no uso de lâmpadas. 

Não aos descartáveis

Prefira o uso de materiais reutilizavéis. Use talheres, copos e pratos de louça. Além de os descartáveis gerarem lixo, eles demoram para a se decompor.

Fonte: revista.penseimoveis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário